Por que você consegue flutuar na piscina?

Você provavelmente já viu alguém flutuando numa piscina, já deve ter visto também que alguns objetos afundam e outros não. Por exemplo, quem nunca brincou de procurar moedas, ou peças de dominó no fundo da piscina? Quem nunca viu pranchas de isopor flutuando no mar?

Tudo isso ocorre graças a densidade. A densidade é uma grandeza que representa a razão (divisão) entre a massa e o volume do material em estudo. A água pura tem densidade 1 g/cm³.

Não é o material mais “pesado”(maior massa) que afunda e sim o material mais denso. Essa é uma observação importante..Então, objetos com densidade superior a da água afudam nela e com densidade inferior boiam. Por exemplo..poderiamos ter 10 kg de isopor e ele não afundaria na piscina, pois a densidade do isopor é de 0,1 g/cm3(10 vezes menor q a da água), já poucos gramas de chumbo afundariam rapidinho( densidade do chumbo 11,3 g/cm3 ).Não importando o fato de 10kg pesar mais que poucos gramas.

A densidade relativa de um corpo depende da sua composição. A densidade relativa da massa magra, ossos e massa gorda, por exemplo, é 1,0, 1,5 e 0,8 respectivamente. A densidade do corpo humano é ligeiramente menor que a da água (0,974, em média), sendo que, normalmente, mulheres e idosos têm maior facilidade para flutuar. Isto acontece porque as mulheres possuem, em geral, maior massa gorda que os homens e os idosos possuem, além de mais massa gorda, menor densidade óssea que um adulto jovem. A tendência do corpo é adquirir mais tecido adiposo e perder massa muscular e óssea, assim a densidade relativa tende a 0,86 no idoso. [1]

O ser humano, quando vivo, tem a capacidade de mudar sua densidade. Por isso  independente se somos, gordos ou magros, mulheres ou homens, jovens ou idosos. Conseguimos tanto flutuar, quanto afundar. Basta variarmos a quantidade de ar nos pulmões. Com os pulmões cheios de ar, aumentamos nosso volume e sendo o ar menos denso que a água nosso corpo tende a subir e então boiamos. Se você quiser pode fazer esse teste, estando em uma piscina rasa (por questões de segurança) ,solte todo o ar dos pulmões , perceba que você encostará no chão da piscina.

Fisicamente, trabalhamos com Forças: a força Peso e uma força contrária chamada Empuxo.

Sobre um corpo submerso atuam duas forças: a força peso que é vertical e para baixo e o empuxo, que também é vertical, porém para cima.

Podem ocorrer três casos:

-Quando empuxo é menor do que o peso o corpo afunda até o fundo. Isto acontece quando a densidade do corpo é maior que a densidade do líquido,como já comentamos anteriormente.

-Quando o empuxo é igual ao peso o corpo fica em equilíbrio quando estiver totalmente mergulhado no líquido. Isto acontece quando a densidade do corpo é igual a densidade do líquido .

-No caso em que a densidade do corpo é menor que a densidade do líquido o empuxo é maior do que o peso, logo, o corpo bóia.

Curiosidades: A água salgada é ligeiramente mais pesada que a água doce, já que contém minerais dissolvidos. Portanto é mais fácil flutuar na água salgada do que na doce. O Mar Morto, localizado no Oriente Médio, é um lago enorme formado pela água com maior teor de sal do planeta. No mar morto a densidade da água salgada é muito grande e a pessoa flutua sem nenhum esforço físico.

Agora que já aprenderam, larguem esse pc e vão para a praia/piscina, “pôr o conhecimento em prática”.

Fontes:

[1] Fisioneuro

Geocities

Imagem: Homem lendo jornal, boiando em uma piscina de um SPA que simula a densidade do Mar Morto, no Japão.

Fonte da imagem: Blog

10 Respostas to “Por que você consegue flutuar na piscina?”

  1. Adorei o blog linda, bom trabalho…saudades..bjo

  2. hehehehehe

    tentar ficar no fundo da piscina é dificil!
    é pra poucos conseguir e ainda mais por mt tempo!
    pena q vou ter q esperar vc voltar pra aju pra ir pra piscina d novo no Thami’s Aqua Club!

    uhasuhaushauhsahsha

  3. Thami Says:

    hahahha é sim.. é dificil ficar sem ar por um tempo…logo logo estaremos no Thami´s Aqua Club rsrsrs

  4. Yklys Says:

    só faltou o exemplo do navio e do prego.. =P
    gostei do texto.. bj

  5. É só na piscina? hahaha e se for na minha banheira? e se for num lago

    uhaUhaUHa

    só pra encher o saco prima

  6. viu como eu posso ser chato?

    só preciso de um pouco de incentivo

  7. Thami Says:

    Bem lembrado Yklys, com o seu comentário, lembro que esqueci algo importante. Bom falei sobre a densidade, e o navio tem a densidade menor do que a da água ao contrário do prego (o volume do navio é imenso e contém muito ar, lembrem-se que densidade é massa/volume). O que explica porque um boia e outro afunda..Mas existe um outro fator não antes citado, é a área de contato com a água, observe q o navio tem uma imensa área de contato, ao contrário do prego..isso também influencia.. afinal… uma pessoa não flutua em pé sobre a água. Agradeço o comentário.

  8. gostaria de saber como faço para flutuar pelo menos uns 20 mim, pois eu vou fazer um curso e preciso de pelo menos isso desde ja agradeço.

  9. Thami Says:

    OLÁ CIONE…O IDEAL É QUE PERMANECA O MAIOR TEMPO POSSIVEL COM O PULMÃO CHEIO DE AR, OU SEJA..QUANDO INSPIRAR DEMORE, E QUANDO ESPIRAR SEJA RAPIDO PARA INSPIRAR NOVAMENTE. FAZER A POSIÇÃO DO HOMEM NO PROJETO DE ANATOMIA DE DA VINCE TAMBÉM AJUDA..OU SEJA, ABRIR BRAÇOS E PERNAS . E O MAIS IMPORTANTE É TREINAR…TREINAR EM ALGUMA PISCINA…OU NO MAR…PARA CONHECER MELHOR SEU CORPO E SUA REACAO..TENTE FICAR TRANQUILO DURANTE O FEITO. QUALQUER DUVIDA PODE FICAR A VONTADE, ESTAREI A DISPOSIÇÃO.

  10. Érica Muller Says:

    nossa muito boa essa reportagem.. eu estava pesquisando para fazer um trabalho na escola e bastou ler essa pagina da net, que eu entendi tudo.. e tirei a nota maxima na escola. É bom saber que ainda existe sites de boa pesquisa na internet..

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: