Líquido Não-Newtoniano.

No artigo anterior você aprendeu a flutuar em uma piscina, mas que tal correr sobre ela?

Veja o vídeo abaixo, e em seguida entenda como isso é possível.

E aí…curioso? Prepare-se para entender como isso é possível.

Primeiros vamos acabar com essa idéia de que só existem 3 estados físicos da matéria. Isso não é verdade, existem vários, como  o plasma, também chamado de gás ionizado (gás superaquecido que tem seus átomos separados a ponto de desprenderem-se dos elétrons). Encontramos plasmas em TVs de plasma, na superfície do sol e em globos de plasma ,como esse da imagem central do cabeçalho desse blog.

Vocês provavelmente sabem o que é um sólido, um líquido e um gasoso (caso não saibam,leiam a definição no final desse artigo). O que podem não saber é que existem dois tipos distintos de líquidos, o chamado líquido newtoniano e o não newtoniano.

O líquido newtoniano (segue as propriedades de flúidos descritas pro Newton) são líquidos que tem viscosidade fixa, como a água.

Já o líquido não-newtoniano é aquele que sua viscosidade pode variar.

Você deve estar se perguntando, “mas o que é essa tal viscosidade?”

Ninguém melhor do que a Wikipédia para definir com clareza essa propriedade dos flúidos:

A viscosidade é a propriedade física dos flúidos correspondente ao transporte microscópio de quantidade de movimento por difusão molecular,i.e. , quanto maior a viscosidade, menor a velocidade em que o fluido se movimenta. É também a medida da resistência de um fluido à deformação causada por um torque. É comumente percebida como a “grossura”, ou resistência ao despejamento, descreve a resistência interna para fluir de um fluido e deve ser pensada como a medida do atrito do fluido. Assim, a água é “fina”, tendo uma baixa viscosidade, enquanto óleo vegetal é “grosso”, tendo uma alta viscosidade.[2]

Existem 3 tipos diferentes de líquido não-newtoniano:

Os Pseudoplásticos, os plásticos e os dilatantes. Eles são definidos através da relação entre a viscosidade e a tensão de cisalhamento (TC). PÁRA TUDO… TENSÃO DE CISALHAMENTO????? É.. isso mesmo, não desistam de ler...tentarei fazer com que vocês entendam…Tensão de cisalhamento é um tensão resultante de forças de mesma direção e sentidos contrarios em um mesmo material.

Os Pseudoplásticos são os líquidos que com o aumento da (TC) diminuem a viscosidade, um exemplo típico são as tintas.

Os plásticos são líquidos que apresentam uma tensão de cisalhamento mínima para iniciar o escoamento, como massas de modelagem e dispersões de algumas argilas.[1]

Mas no caso do vídeo temos um líquido não-newtoniano dilatante, nesse líquido quando há um aumento na (TC) há também um aumento da viscosidade. Ele tem comportamento de líquido quando exposto a baixa (TC) e quando exposto a uma (TC) tornam-se tão rígido quanto um sólido. É o que acontece quando pisamos com força, rápido. E por isso é possível correr sobre líquidos.

Mas que líquido é esse? Dá pra fazer em casa? A resposta é boa.. dá sim… um exemplo de um líquido desse é maisena + água. Numa proporção aproximada de 3 copos de maisena para um de água ( é bom que você faça aos poucos verificando se já está bom, e é importante que se misture muito bem) . Você pode fazer o teste batendo com uma colher (com um pouquinho de força) em um prato com essa mistura.. e verá que a colher nao mergulhará no líquido.

É isso pessoal, espero que tenha satisfeito a curiosidade de vocês. Qualquer dúvida é só postar.

Como prometido seguem as definições de sólido, líquido e gasoso, by Wikipédia:

O estado sólido é um estado da matéria cujas características são ter volume e forma definidos (isto é, a matéria resiste à deformação). Dentro de um sólido, os átomos ou as moléculas estão relativamente próximos, ou “rígidos”.

O estado líquido ou líqüido é um estado da matéria no qual a distância entre suas moléculasé suficiente para se adequar a qualquer meio (tomando sua forma), porém sem alterar o volume.

O estado gasoso é quando a substância muda de formato e pode ser comprimida.[2]

Fontes:

[1] UFSC

[2]Wikpédia.

3 Respostas to “Líquido Não-Newtoniano.”

  1. quimicando Says:

    Muuuito massa…eu ainda vou fazer isso! xD

  2. rafinha Says:

    bem interessante isso!
    adorei!
    estou adorando seu blog

  3. pow! no dia q eu for bem rico (e tb q ñ haja fome no mundo ou q descubram q maizena faz mal), vou botar um piscina dessa no meu quintal!
    hehehehehe

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: